Skip to content

Arte como Apoio Terapêutico

Desde 2014, a Pinacoteca Municipal tem um olhar diferenciado para o público que frequenta instituições de saúde como CAPS (álcool e drogas), o CAPS Geral e a USCAS (Unidade de Saúde da Criança e Adolescente) desenvolvendo um programa educativo intitulado Arte como Apoio Terapêutico.

O projeto visa ser uma ação continuada junto a estas entidades servindo de suporte para o desenvolvimento de habilidades emocionais, comportamentais, sociais e cognitivas por meio de atividades aplicadas tanto no espaço expositivo como no espaço do atêlie pedagógico, contemplando a percepção, a discussão e o fazer artístico.

A produção da arte realizada pelos pacientes é levada para as instituições de saúde propiciando uma estratégia para que os terapeutas ocupacionais, psicólogos e psiquiatras possam utilizá-las no atendimento ambulatorial.

A Pinacoteca Municipal também abre espaço para a exposição desta produção. Esta ação possibilita subsídios para elucidar aspectos específicos da arte, como observação, contextualização e o fazer artístico no desenvolvimento do contexto da saúde cognitiva como a memória e o raciocínio do indivíduo, inserindo-o como ser ativo, permitindo sua participação de forma integral, podendo analisar, experimentar, planejar, executar, refletir e apresentar seus resultados. Deste modo, as atividades realizadas possibilitam aos pacientes reatar seus vínculos com a realidade por meio da expressão simbólica e da criatividade.