Skip to content

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul

Uma jornada em direção à salvaguarda da história e da memória de São Caetano do Sul, buscando o conhecimento, a preservação e a valorização do passado histórico desta cidade, teve início em 1991, com a criação da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.

Criar, organizar, instalar e manter estabelecimentos e atividades voltadas à preservação, manutenção e divulgação do patrimônio local são missões da instituição. Para isso, suas ações são desenvolvidas nas áreas museológica, arquivística, documental, artística, editorial, de pesquisa histórica e preservação do patrimônio, sempre com o intuito de oferecer ao maior número de pessoas a oportunidade de conhecer a história de São Caetano do Sul.

Atualmente, sua estrutura é formada pelo Museu Histórico Municipal, pelo Centro de Documentação Histórica e pela Pinacoteca Municipal. Em diversos espaços expositivos, como no Salão de Exposições, localizado no Espaço Verde Chico Mendes, no Espaço Cultural - Casa de Vidro e no Espaço do Forno, são realizadas exposições que divulgam o acervo iconográfico e documental da instituição. Na Casa de Vidro, a Fundação Pró-Memória instalou o Ateliê Pedagógico, para experimentações com gravura, desenho e outras técnicas, assim como para atividades integrantes das visitas monitoradas à Pinacoteca.

Sempre objetivando promover a reflexão, a experimentação e a aquisição do conhecimento, a Fundação Pró-Memória conta com mostras itinerantes, que podem ser realizadas em escolas, empresas e estabelecimentos comerciais. O trabalho de preservação do patrimônio cultural é realizado, principalmente, por meio de projetos e iniciativas que envolvam diretamente a população, com o propósito de informar e despertar nos cidadãos a consciência para a valorização do patrimônio da cidade e para a formação de sua identidade cultural, ou seja, sua capacidade de sentir-se pertencente a um grupo.

Ainda dentro desta premissa, a programação da Fundação Pró-Memória inclui também eventos como cursos, palestras, encontros e mesas-redondas, que reúnem pesquisadores, professores, críticos, artistas e instituições da área do patrimônio histórico, artístico e cultural.