Skip to content

Notícias


julho 04

EXPOSIÇÃO DA PRÓ-MEMÓRIA RELEMBRA AS COMEMORAÇÕES DO I CENTENÁRIO DE SÃO CAETANO

  • quinta-feira, 4 de julho de 2019

No mês em que São Caetano do Sul completa 142 anos, a Fundação Pró-Memória relembra em sua exposição virtual de julho as comemorações do I Centenário da cidade celebrado em 1977.

Composta por fotos proveniente do Centro de Documentação Histórica da instituição, a mostra, que está disponível no site www.fpm.org.br, relata algumas das atividades promovidas na época.

Realizados durante a gestão do prefeito Raimundo da Cunha Leite, os festejos tiveram início no dia 28 de julho de 1977, às 7h, com uma salva de 21 tiros, seguida de disparos de sirenes das indústrias da cidade e do badalar de sinos das igrejas locais. A abertura contou ainda com o acendimento do Fogo Simbólico, na Praça dos Estudantes, na frente da então sede do poder Executivo na Avenida Goiás.

Vários espetáculos artístico-culturais, shows, campeonatos esportivos, desfiles e bailes coroaram esse Centenário. A jornada encerrou-se no dia 28 de agosto de 1977, com uma exibição de grupos artísticos no Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida, uma chuva de prata, arreamento de bandeiras e o apagar do Fogo Simbólico. O final foi coroado com uma espetacular queima de fogos.

julho 03

PRÓ-MEMÓRIA E SESC REALIZAM ATIVIDADE ARTE EDUCATIVA EM ABRIGO DE IDOSOS

  • quarta-feira, 3 de julho de 2019

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal realizou na quinta-feira (28/6) mais uma edição do programa Arte como Apoio Terapêutico – Inclusivo-Exclusivo no Abrigo Irmã Tereza, no Bairro Nova Gerty. 

Pioneira no município, a atividade leva arte e cultura aos idosos e tem como objetivos: exercício da capacidade de concentração e memória, observação do processo da produção artística, despertar e desenvolver as potencialidades dos idosos para aspectos criativos e sociais evidenciando que as atividades estimulam a comunicação, autonomia e sensibilidade, além de promover o fortalecimento de vínculos consigo e com o outro e domínio da ansiedade. 
Nesta edição, a ação contou com a participação do Sesc São Caetano que realizou uma apresentação de capoeira com 14 integrantes liderados pelo professor Diolino Brito. 

As casas de repouso de São Caetano interessadas em levar o programa e/ou conhecer mais detalhes podem entrar em contato por meio do telefone 4223 4780 em horário comercial e também pelo e-mail: acaoeducativa@fpm.org.br

Programa
Realizado desde 2014 em parceria da Pró-Memória com os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)  AD e Geral e a USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), unidades municipais de saúde, o Arte como Apoio Terapêutico é integrado pelas arte-educadoras, coordenadoras e curadoras da Pinacoteca Nair Duarte e Fabiana Cavalcante.

junho 25

PINACOTECA DE SÃO CAETANO REALIZA ENCONTRO COM ARTISTAS DA EXPOSIÇÃO O PROCESSO É INCESSANTE

  • terça-feira, 25 de junho de 2019

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul realiza no próximo dia 4 de julho (quinta-feira), às 14h, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula) roda de conversa com os artistas cujas obras integram a exposição O processo é incessante em cartaz no local desde 24 de maio. 
Na ocasião, Lucimar Bello, Beatriz Nogueira, Anita Colli, Margarida Holler, Cyra Moreira, Vera Pamplona, Selma Fukai e Rosa Grizzo debaterão com os participantes assuntos referentes ao desenvolvimento do percurso artístico, suas motivações, percepções sensoriais e afetivas ampliando e desmistificando a concepção do objeto de arte apenas como um produto final.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@fpm.org.br. Mais informações pelo telefone 4223 4780.

Exposição
Com 47 obras de arte contemporânea, O Processo é Incessante traz o trabalho de oito artistas com técnicas e suportes singularizados que pretendem apropriar-se do espaço expositivo explorando a tridimensionalidade que o ambiente oferece propondo uma experiência de reflexão e o processo criativo, propondo que a obra não seja só um objeto em si, mas que se funde com o processo criativo. 
A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 9h às 17 e aos sábados das 9h às 13h até 16 de julho.

junho 10

PRÓ-MEMÓRIA LANÇA ATIVIDADE ARTE EDUCATIVA VOLTADA PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 3 ANOS

  • segunda-feira, 10 de junho de 2019

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal lançou novo projeto arte educativo para um público muito especial: as crianças a partir de 3 anos

Por meio de visitas monitoradas no espaço expositivo, o Reservado para Menores é uma ação realizada pelas arte-educadoras e coordenadoras da Pinacoteca, Nair Duarte e Fabiana Cavalcante, cujo objetivo é criar momentos de reflexão oferecendo iniciação e formação de olhar artístico trazendo sensibilidade e conhecimento às crianças.

Durante a atividade, na Pinacoteca, é trabalhada a questão das obras de artes com o imaginário da garotada, identificando figuras, cores e elementos de cada trabalho, induzindo assim, um diálogo sem pressa e nem urgência com a peça.

Após isso, as crianças podem colocar em prática a vivência adquirida no Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico com a experimentação e realização de pinturas e demais trabalhos artísticos.

O programa Reservado para Menores é voltado às EMEIs (Escolas Municipais de Ensino Infantil) de São Caetano e também para grupos a partir de 10 pessoas. Os interessados podem entrar em contato em horário comercial no telefone 4223 4780 ou no e-mail: acaoeducativa@fpm.org.br .

junho 06

PRÓ-MEMÓRIA CELEBRA AS FESTAS JUNINAS EM EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE JUNHO

  • quinta-feira, 6 de junho de 2019

Junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas. A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, claro, não poderia ficar de fora desse que é um dos eventos mais tradicionais do Brasil e as celebra em sua exposição virtual do mês (disponível no site da instituição: www.fpm.org.br) 

Originalmente uma antiga tradição pagã, relacionada às celebrações do solstício de verão, recebeu da Igreja Católica o impulso para se tornar uma festa de caráter religioso. Em Portugal, passou a ser associada à Festa de São João Batista, celebrada em 24 de junho, razão pela qual eram chamadas de “festas joaninas” (com as de Santo Antônio e São Pedro) – até se tornarem simplesmente “juninas”, em virtude do mês em que são realizadas. 

Trazidas ao Brasil pelos portugueses e depois incorporadas aos costumes das populações indígenas e africanas, que também as influenciariam com diversos traços de suas culturas, as festas juninas possuem peculiaridades em cada parte do país. 

A tradição das festas juninas faz parte da história de São Caetano desde, pelo menos, finais do século 19, com a imigração italiana. A exposição traz 18 fotos de arraiás diversos realizados na cidade nas mais variadas épocas.

maio 15

PINACOTECA DE SÃO CAETANO APRESENTA DUAS NOVAS EXPOSIÇÕES

  • quarta-feira, 15 de maio de 2019

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal apresenta a partir da próxima quinta-feira (23/5), às 19h30, duas novas exposições ao público.

Com 47 obras de arte contemporânea, O Processo é Incessante traz o trabalho de oito artistas com técnicas e suportes singularizados que pretendem apropriar-se do espaço expositivo explorando a tridimensionalidade que o ambiente oferece propondo uma experiência de reflexão e o processo criativo, propondo que a obra não seja só um objeto em si, mas que se funde com o processo criativo. 

Uma Janela para a Realidade da Arte Urbana é uma mostra coletiva com cinco artistas apresentando mural de 11 metros dentro do espaço expositivo e mais 15 obras que usam a técnica do grafite em suportes diferenciados e um vídeo com depoimentos dos artistas colocando a arte como agente transformador. Com essa mostra, a Pinacoteca realiza sua missão de proporcionar a possibilidade de apreciação de diversas técnicas artísticas e expressões.

Durante a abertura, no dia 23, haverá apresentação da Luana Norce Escola de Dança. As exposições contam com a curadoria das arte-educadoras e coordenadoras da Pinacoteca Nair Duarte e Fabiana Cavalcante e a visitação pode ser feita de segunda a sexta das 9h às 17 e aos sábados das 9h às 13h até 16 de julho. A Pinacoteca Municipal fica na Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223 4780 em horário comercial. Atração livre e gratuita.

maio 14

PRÓ-MEMÓRIA DISTRIBUI LIVRO PARADIDÁTICO PARA 1400 ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS

  • terça-feira, 14 de maio de 2019


Os cerca de 1400 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental que estudam na Rede Municipal ganharam um aliado no aprendizado da história da cidade, matéria que integra a grade escolar.
A Fundação Pró-Memória iniciou nesta terça-feira (14/5), no auditório da EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza, no Bairro Santa Paula, a distribuição do livro A História de São Caetano do Sul.

De autoria da consagrada escritora, pedagoga e arte-educadora, Nereide Schilaro Santa Rosa (vencedora do prêmio Jabuti de literatura em 2004) e com ilustrações da designer e programadora visual da FPM, Roberta Giotto, a obra convida as crianças a conhecerem o passado da cidade, percorrendo diversos acontecimentos que influenciaram a história local. 

“É um orgulho para nós poder realizar o relançamento deste belo livro paradidático. Os alunos poderão levar a publicação para casa e dividir o conhecimento adquirido em sala de aula entre seus familiares. E os professores receberão, além do livro, a orientação para as atividades.
Temos a certeza que os alunos terão muita motivação e interesse ao ler a história, contada de forma apropriada para sua idade.”, disse o presidente da Pró-Memória, Charly Farid Cury.

O secretário municipal de Educação, Fabrício Coutinho, destacou a importância do livro na contribuição do ensino. “É um considerável ganho bibliográfico e de conhecimento que com certeza enriquecerá as aulas”, afirmou.
A entrega dos livros contou com a presença também da diretora da EMEF, Priscila Leone, da diretora do Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação), Denise Pattini, e de pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

O Livro
Lançado em 2015 pela Fundação Pró-Memória e atualmente em sua segunda reimpressão, A História de São Caetano do Sul  conta com oito personagens (o estudante Cacá, o índio Itaussu, o bandeirante Capitão Machado, o beneditino Monge Gaspar, o escravo Kizua, a imigrante italiana Henriqueta, o migrante nordestino Zeferino e o autonomista Mario) que, com textos curtos, simples e objetivos, aliados a ricas ilustrações levam o leitor a conhecer ainda mais sua cidade e desperta o gosto pelo estudo da história do município. 
Para reforçar o conhecimento histórico e facilitar o aprendizado, um encarte destacável traz os personagens do livro, que poderão interagir com as crianças em diversas atividades lúdicas.

maio 09

DE FORMA ATIVA, PRÓ-MEMÓRIA PARTICIPA DO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CULTURA

  • quinta-feira, 9 de maio de 2019

Uma das organizadoras da atividade, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul (FPM) participou ativamente da programação do III Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral Diálogos entre Brasil e México realizado de 6 a 8 de maio nos campi Centro e Conceição da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

O evento, organizado em conjunto entre a Pró-Memória, USCS Universidad de Colima (UdeC – México) e Universidade Paulista (UNIP) contou com pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas instituições latino-americanas que participaram de seminários, palestras, colóquios e grupos de trabalho.

A coordenadora-geral da FPM, Márcia Gallo, e as historiadoras da instituição, Cristina Toledo e Mônica Iafrate, coordenaram as discussões dos Grupos de Trabalhos Ensino e Prática, Migrações, Deslocamentos e Diásporas Culturais e Acervos Culturais, Centros de Documentação e Comissões da Verdade respectivamente. Além disso, Márcia apresentou trabalho sobre as relações educacionais entre a Pró-Memória e a USCS.

Já a jornalista e editora da Revista Raízes, Paula Fiorotti, participou do Espaço de Conversações: Experiências em Comunicação e Memória onde dissertou sobre a publicação da Pró-Memória que completa 30 anos em 2019.

Por fim, a pesquisadora da instituição, Cristina Ortega, expôs o livro São Caetano em Crônicas lançado em 2018 em espaço destinado às publicações literárias e acadêmicas.

maio 08

PRÓ-MEMÓRIA CELEBRA DIA DO ARTISTA PLÁSTICO COM EXPOSIÇÃO, PALESTRA E POSTAIS

  • quarta-feira, 8 de maio de 2019

Comemorado no Brasil em 8 de maio em homenagem à data de nascimento do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior (1851-1889), considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, o Dia do Artista Plástico é celebrado pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul com três atrações.

Disponível no site da instituição (www.fpm.org.br), Obras Análogas no acervo da Pinacoteca Municipal é a exposição virtual de maio. Contando com 20 trabalhos e apresentadas de par em par, a mostra traz obras   reunidas, pela semelhança que possuem em seus temas. Cabendo ao visitante, traçar as diferenças existentes, já que o ato criador já se inicia no momento do primeiro olhar. 

Já no próximo dia 27, às 15h, a Pró-Memória realiza a palestra O que é ser artista – Reflexões sobre o fazer e pensar Arte ministrada por Valdo Rechelo, coordenador e curador da Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Formado em Educação Artística pelas Faculdades Integradas Teresa D´Avila (Fatea), e especialista em História da Arte pela Fatea, em linguagem da aquarela pela Faculdade Santa Marcelina (Fasm), e em gravura, pelo Ateliê Iole Di Natale. A palestra é gratuita e será realizada na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255). Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de maio pelo e-mail: eventos@fpm.org.br

No evento, será lançada também a coleção Pinacoteca em Postais, contendo 18 cartões retratando obras icônicas do acervo do espaço com informações de cada um dos trabalhos.

maio 02

PRÓ-MEMÓRIA LEVA PINACOTECA MUNICIPAL PARA ABRIGOS DE IDOSOS

  • quinta-feira, 2 de maio de 2019

Visando a universalização do acesso à cultura e à história, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal realizou no último dia 23/4 ação pioneira e inovadora levando arte e recreação aos idosos residentes no Abrigo Irmã Tereza, no Bairro Nova Gerty.

A atividade faz parte do programa Arte como Apoio Terapêutico realizado desde 2014 em parceria com os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)  AD e Geral e a USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), unidades municipais de saúde.

“O idoso continua com vontade e capacidade de aprender e a mudança de convívio social pode trazer problemas de saúde e estresses emocionais ocasionados pela inércia, por isso, a importância de trabalhos como este, uma vez que eles não têm condições de ir visitar a Pinacoteca, nós vamos até esse público então”, explicou a arte-educadora Nair Duarte.
Entre os objetivos da ação estão: exercício da capacidade de concentração e memória, observação do processo da produção artística, despertar e desenvolver as potencialidades dos idosos para aspectos criativos e sociais evidenciando que as atividades estimulam a comunicação, autonomia e sensibilidade, além de promover o fortalecimento de vínculos consigo e com o outro e domínio da ansiedade.

Durante a atividade, que contou com a participação das arte-educadoras e coordenadoras da Pinacoteca Nair Duarte e Fabiana Cavalcante e a arte-educadora e cantora Monica Pinheiro foram apresentadas imagens do espaço expositivo e obras da artista Gladys Maldaun que integram a mostra Registros em cartaz no local e foi cantado um repertório com músicas folclóricas que faziam referencias as obras apresentadas.

As casas de repouso de São Caetano interessadas em levar o programa e/ou conhecer mais detalhes podem entrar em contato por meio do telefone 4223 4780 em horário comercial e também pelo e-mail: acaoeducativa@fpm.org.br