Skip to content

Notícias


fevereiro 23

PRÓ-MEMÓRIA INICIA PREPARATIVOS PARA A COMEMORAÇÃO DE SEUS 30 ANOS

  • terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Criada pela Lei Municipal nº 3147 em 12 de junho de 1991, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul chega aos 30 anos em 2021 e planeja série de atividades para marcar a data. Em reunião geral realizada na Pinacoteca Municipal na última sexta-feira (19/2), foram apresentados pelos responsáveis por cada área as propostas e o calendário das ações.

“A entrada da Pró-Memória em sua terceira década de existência não passará em branco. Mesmo em tempos de pandemia e crise sanitária, vamos promover atividades de forma virtual e presencial respeitando os protocolos”, afirmou o presidente da instituição Charly Farid Cury.
Entre os eventos estão exposições, lançamentos editoriais, digitalização de acervos e produtos audiovisuais voltados para a internet. “No último ano tivemos um crescimento exponencial no acesso e download dos conteúdos disponíveis em nosso site e, com certeza, vamos fortalecer nossa presença no meio digital”, explicou Cury.

fevereiro 16

PRÓ-MEMÓRIA REALIZA EXPOSIÇÃO COLETIVA NO ESPAÇO CULTURAL CASA DE VIDRO

  • terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio do Espaço Cultural Casa de Vidro promove a partir do dia 25/2 (quinta-feira) às 16h a mostra Ateliê Pedagógico Ano IV – A força da presença do um no coletivo. 
Contando com 16 obras, entre xilogravuras, reproduções e assemblage, realizadas ao longo do tempo por mais de mil pessoas entre artistas e frequentadores do local, a exposição ressalta o coletivo, a união e o congraçamento mesmo que distantes fisicamente devido às medidas de combate à Covid-19.

“A pandemia nos desafiou a ajustar a rota. Dessa vez, a alegria do encontro só aconteceu na minha imaginação. Era preciso completar o projeto e assim foi, solitariamente, gerado a portas fechadas, mas sempre levando a missão tão nobre do Espaço Cultural Casa de Vidro- Ateliê Pedagógico que, ao longo da sua história, já recebeu adultos e crianças de muitos lugares do mundo.”, disse o coordenador do local e curador da atividade João Alberto Tessarini.

A exposição Ateliê Pedagógico Ano IV tem visitação livre e gratuita e vai até o dia 28/5. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 16H. O Espaço Cultural Casa de Vidro está localizado na Praça do Professor, na altura do Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111, Bairro Santa Paula).

Protocolos Sanitários
A realização da mostra seguirá todos os protocolos estaduais e municipais em relação ao combate à Covid-19. Entre as medidas estão a disponibilização de álcool em gel na entrada e na saída, o uso permanente de máscaras, o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas e o funcionamento com a capacidade limitada.

fevereiro 04

PRÓ-MEMÓRIA HOMENAGEIA ROTARY CLUB EM EXPOSIÇÃO VIRTUAL

  • quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Dando prosseguimento às comemorações de seu aniversário de 30 anos a ser celebrado em junho, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul homenageia uma das mais importantes instituições mundiais em sua exposição virtual de fevereiro e março: o Rotary Club
Disponível gratuitamente no site www.fpm.org.br, a mostra conta com diversas fotos e textos contando a história da organização desde seus primórdios nos Estados Unidos, sua vinda ao Brasil e especificamente em São Caetano. 

O Rotary nasceu em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, nos Estados Unidos, sendo eleito como seu primeiro presidente Silvester Schiele. Em 1907, Paul Percy Harris assume a presidência com a intenção de transformar as relações de trabalho em companheirismo e amizade. Sua meta foi a de estender o movimento rotário a outras cidades, dirigindo-o à prestação de serviços à comunidade.

A primeira reunião oficial do Rotary Club da cidade realizou-se no dia 19 de maio de 1951, na sede do General Motors Esporte Clube. 
O Distrito 4420, de São Caetano do Sul, possui atualmente quatro clubes rotários, a saber: Rotary Club São Caetano do Sul, Rotary Club São Caetano do Sul-Oeste, Rotary Club São Caetano do Sul-Leste e Rotary Club São Caetano do Sul-Olímpico.

fevereiro 01

PRÓ-MEMÓRIA PRORROGA EXPOSIÇÃO TERRITÓRIO ABERTO

  • segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Atendendo a pedidos, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal prorrogou a exposição Território Aberto. A mostra, agora, vai até o dia 12 de março.
A atividade, realizada em parceria com o grupo Contempoarte, conta com cerca de 70 obras de arte contemporânea contemplando 19 artistas. 
“Neste ano atípico, frente ao isolamento social, a pandemia do coronavírus e suas consequências, a Pinacoteca Municipal continua a reinventar-se, tanto de forma física, quanto online, e a exercer seu papel educacional de modo a auxiliar professores e estudantes a desvendar e mergulhar neste campo tão vasto da Arte contemporânea”, pontuaram as arte-educadoras e coordenadoras da Pinacoteca Nayr Duarte e Fabiana Cavalcante.

“Esta exposição apresenta ao espectador diferentes possibilidades de contemplação, interpretação, das linguagens contemporâneas, explorando tanto espaços bidimensionais, como tridimensionais, ressignificando materiais de uso cotidiano e comprovando que não há nada que não possa ser explorado pelo olhar atento do artista criativo”, concluem.

A exposição Território Aberto está em cartaz de segunda a sexta-feira das 12h às 16h com entrada livre e gratuita. A Pinacoteca Municipal está localizada na Avenida Dr. Augusto de Toledo, nº 255, Bairro Santa Paula. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4223 4780.

Protocolos Sanitários
A realização da mostra segue todos os protocolos estaduais e municipais em relação ao combate à Covid-19. Entre as medidas estão a disponibilização de álcool em gel na entrada e na saída, o uso permanente de máscaras, o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas e o funcionamento com a capacidade limitada.

Artistas 
Confira agora a relação de artistas participantes da exposição: 
Amanda Sanzi, Anita Colli, Carmen Bravo, Cecilia Rocco, Fabí Mello, Gustavo Kipersmit, Helena Falconi, Juliana Costa, Lúcia Rosa, Luciano Kalil, Nina Arbex, Patricia Purdie, Paulo Mattos, Renan Leandrini, Rossana Jardim, Suzanne Mabilde, Vicencia Gonsales, Wander Mazzotti e Yeda Sandoval.

janeiro 19

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA REABRE ESPAÇO EXPOSITIVO NO CHICO MENDES

  • terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Com a reabertura do Espaço Verde Chico Mendes na última segunda-feira (18/1) pela Prefeitura, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul também reabriu ao público seu salão expositivo no local.

Lá, os frequentadores podem conhecer a exposição Retratos do Passado. Composta por dezenas de imagens produzidas entre o período que vai do final do século XIX e a década de 1930, a mostra traz retratos de famílias, homens, mulheres e crianças, antigos moradores da cidade, que apresentam suas singularidades, mas também demonstram diversos padrões, presentes nas atitudes dos retratados e nos trajes, cenários e aparatos que constroem a linguagem do retrato da época.

O espaço expositivo da Pró-Memória funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 16h, a visitação é livre e gratuita, atendendo aos protocolos sanitários de combate à pandemia da Covid-19. O Espaço Verde Chico Mendes está localizado na Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro São José.

janeiro 04

INICIANDO OS 30 ANOS, PRÓ-MEMÓRIA PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO

  • segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Marcando o início da celebração dos 30 anos de sua criação, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove na próxima sexta-feira (8/1) às 17h de forma virtual o lançamento do livro Nos Caminhos da Geologia, da Cerâmica e da Arte – A trajetória de Paschoal Giardullo. 

Na publicação, escrita em parceria com a jornalista Silvana Baierl, o geólogo conta sua trajetória de vida desde a adolescência, passando pela faculdade de Geologia, o emprego na Cerâmica São Caetano e suas viagens pelos sertões do país em busca de jazidas de minérios.

O evento, que será realizado pela plataforma Zoom, contará com a presença dos autores e também do integrante do Conselho Diretor da Pró-Memória, João Tarcísio Mariani, que assina o prefácio da obra e pode ser acessada por meio do link https://us02web.zoom.us/j/87227906773?pwd=ZHQvT1RUamMxRUNGd0xJZkZhOWhVZz09 com os dados:  Meeting ID: 872 2790 6773 Passcode: 691691.

Os interessados em retirar gratuitamente um exemplar do livro podem se dirigir à sede da Pró-Memória (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula) de segunda a sexta das 10h às 16h. 

dezembro 28

EM ANO ATÍPICO, PRÓ-MEMÓRIA MANTÉM ATIVIDADES E PROJETA AS COMEMORAÇÕES DE SEUS 30 ANOS

  • segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

2020 entrou para a história como um dos anos mais desafiadores da humanidade devido à pandemia mundial da Covid-19 que mudou totalmente os hábitos do Planeta. A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, claro, também sentiu os efeitos dessa mudança e teve suas atrações e serviços alterados, mas não paralisados.

“Apesar desse ano atípico, conseguimos produzir e entregar à população nossas atividades como exposições e lançamentos editoriais sempre seguindo a missão de preservar e difundir a história de São Caetano e da região”, disse o presidente da instituição Charly Farid Cury.
Seguindo rigorosamente os protocolos sanitários, a Pró-Memória realizou em 2020 três novas exposições presenciais e centrou foco no conteúdo digital com as mostras virtuais, o resgate de vídeos históricos e ações como o Encontro com a História em Casa e Pró-Memória em Casa levando ao público itens de seu acervo artístico, cultural e histórico.

Os projetos editoriais também não pararam em 2020. Mais tradicional publicação de memória e história do Grande ABC, Raízes ganhou mais duas edições (números 61 e 62) neste ano destacando, entre outros, o centenário da EMEF Senador Fláquer e os 540 anos de nascimento de Caetano Di Thiene, santo padroeiro do município. 
Além disso, a Pró-Memória lançou o livro Nos Caminhos da Geologia, da Cerâmica e da Arte – A trajetória de Paschoal Giardullo onde o geólogo relata sua trajetória de vida e sua relação com a histórica Cerâmica São Caetano e também a Agenda Histórica 2021.

30 anos
O ano que vem, aliás, será de festa para a Fundação Pró-Memória uma vez que serão celebrados os 30 anos de sua criação. “Programamos diversas atividades, será um momento especial e único em nossa história”, pontuou Charly.
“Ao encerramos esse quadriênio, é salutar agradecer a todo o empenho, trabalho e dedicação de nossa equipe de colaboradores e também ao nosso público sempre fiel e que prestigia nossas atrações e fortalecem ainda mais a instituição”, finalizou.

dezembro 22

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA LANÇA RAÍZES 62 E LIVRO BIOGRÁFICO

  • terça-feira, 22 de dezembro de 2020

O fim do ano está agitado na Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. A instituição por meio de seu setor de projetos editoriais está lançando duas novas publicações que serão distribuídas gratuitamente aos interessados.

Mais tradicional periódico de memória e história do Grande ABC, Raízes chega ao seu número 62 celebrando em sua capa os 540 anos do nascimento de Caetano Di Thiene, padroeiro do município.
Além disso, a revista também conta com diversos artigos e seções como as homenagens ao ex-prefeito Antônio José Dall’Anese e ao locutor Maurício Sanches, duas personalidades que nos deixaram recentemente.

Na seção Artigos, a partir de textos elucidativos, há a compreensão de como foi o processo de organização escolar e pedagógica da rede municipal infantil que teve início nos anos 1960, e, ainda, acompanhar a instalação das associações de amparo aos imigrantes do Núcleo Colonial de São Caetano, no final do século 19, diante do surgimento de doenças e das transformações urbanas e cotidianas. 
Nas memórias sobre o esporte, registros do desempenho da Associação Desportiva São Caetano no ano de 1992, e do tão esperado título de campeão da divisão principal de futebol de 1971, do Clube Atlético Tamoio.

O outro lançamento é a biografia Nos Caminhos da Geologia, da Cerâmica e da Arte – A trajetória de Paschoal Giardullo. Na publicação, escrita em parceria com a jornalista Silvana Baierl, o geólogo conta sua trajetória de vida desde a adolescência, passando pela faculdade de Geologia, o emprego na Cerâmica São Caetano e suas viagens pelos sertões do país em busca de jazidas de minérios.

Os interessados em retirar um exemplar da revista e do livro podem se dirigir à sede da Pró-Memória (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula) nesta quarta-feira (23/12) das 10h às 16h. Na semana seguinte, o atendimento retorna entre os dias 28 e 30/12. A partir do dia 4/1/21, a distribuição será de segunda a sexta no horário acima.

março 03

PRÓ-MEMÓRIA RECEBE ARTIGOS E FOTOS PARA REVISTA RAÍZES

  • terça-feira, 3 de março de 2020

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para a submissão de artigos para publicação na próxima edição da revista Raízes. O manual com as normas está disponível no site da Pró-Memória na página de Downloads (http://www.fpm.org.br/Download). O prazo final de entrega será no dia 17 de abril.

Com 60 edições publicadas, a revista celebra o legado do passado e visa manter viva a história e a memória de São Caetano do Sul e do Grande ABC, sempre fazendo elo com o presente e com as novas gerações. A normatização para os artigos foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade da revista e aprimorar seu conteúdo. Os textos da Raízes abrangem temáticas da história e da memória da cidade de São Caetano do Sul ou da região (Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), assim como patrimônio histórico e cultural, arquivologia, museologia e artes visuais.
Artigos, resenhas, crônicas e entrevistas, de pesquisadores autônomos ou vinculados a instituições públicas ou privadas, ou mesmo escritores independentes, integram as edições semestrais, publicadas sempre nos meses de julho e dezembro.

Raízes e Retratos
A Pró-Memória também está com o projeto Raízes e Retratos aberto para inscrições. Dentro do mesmo período, poderão ser inscritas fotos com qualquer tema, como registros familiares, eventos políticos/sociais, arquitetônicos, religiosos, étnicos, de hábitos, costumes, aspectos culturais e turísticos, que poderão ser publicadas na revista Raízes. 
Após passarem por avaliação, as fotos são devolvidas àqueles que contribuíram. As imagens podem ser trazidas na sede da Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula) de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou enviadas para o e-mail raizes@fpm.org.br.
Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780 ou pelo site da instituição, www.fpm.org.br.

março 02

PRÓ-MEMÓRIA E BIBLIOTECA PAUL HARRIS REALIZAM SARAU DEDICADO ÀS MULHERES

  • segunda-feira, 2 de março de 2020

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul em parceria com a Biblioteca Municipal Paul Harris e a comunidade Bahá’í da cidade realizam no próximo sábado (7/3) às 10h sarau em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, 8.

A ação será realizada em duas partes. A primeira, na Biblioteca, contará com debates, música, textos para reflexão e dramatização tendo como tema central a 
emancipação da mulher.

Logo após, os participantes irão se dirigir ao vizinho Espaço Cultural Casa de Vidro, onde é realizada a exposição Luz para o Mundo e participarão da produção de uma arte coletiva que ficará na mostra com o mesmo tema do sarau.
A Biblioteca Paul Harris está localizada na Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, e o Espaço Cultural Casa de Vidro na Praça do Professor. Entrada livre e gratuita.