Skip to content

Notícias


dezembro 20

PRÓ-MEMÓRIA ENCERRA ANO COM SUCESSO E PLANEJA NOVIDADES PARA 2022

  • segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Sem dúvida alguma, 2021 foi um dos anos mais importantes da história da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. Não somente pelo fato de que no período a instituição celebrou seu 30º aniversário, mas também pela diversificação de suas atividades abrangendo cada vez mais a sociedade sempre com o objetivo primordial de preservar, divulgar e salvaguardar a memória e a história de São Caetano e de sua gente.

No decorrer do ano, com o arrefecimento da pandemia da Covid-19, a Pró-Memória reabriu todos os seus espaços expositivos promovendo novas mostras que atraíram centenas de pessoas. Outras ações importantes foram o fortalecimento de seu setor editorial com o lançamento de dois livros (além, claro, das edições semestrais de Raízes), a ampliação do Centro de Documentação Histórica com a abertura ao público do acervo do jornal Diário do Grande ABC, o recebimento do acervo iconográfico e documental da Associação Cultural do Povo Búlgaro no Brasil  e o estreitamento de laços com os diversos setores da sociedade sul-são-caetanense com as rodas de conversa, oficinas de arte e o projeto Cuidar de Nossa Praça parceria com a iniciativa privada para manutenção da Praça do Professor, local onde está a sede da instituição.

 “Estamos chegando ao final de mais um ano de desafios para o Brasil e o Mundo e dentro dessa perspectiva, a Pró-Memória chegou aos 30 anos com sua posição de referência cultural e histórica dentro da cidade e da região mais forte e solidificada do que nunca. Vamos continuar com nossa missão levando arte, memória e história para todos”, disse o presidente da FPM, Charly Farid Cury.

Além disso, a Pró-Memória realizou em 2021 exposições virtuais e itinerantes e incrementou seu setor audiovisual com a produção de vídeos temáticos e extensa programação em suas redes sociais com nova identidade visual e seções.

“Importante destacar e agradecer a colaboração de nossos funcionários, conselheiros e da Câmara Municipal e da Prefeitura que sempre nos apoiaram e incentivaram”, afirmou Cury.


Novos projetos

Para 2022, a Fundação Pró-Memória dará continuidade a todas as suas ações e também irá trazer novidades ao público com mais inserção no dia a dia da cidade.

“Um dos projetos será a comemoração dos 20 anos da Pinacoteca Municipal. Estamos planejando programação especial para celebrar a data desse importante equipamento cultural não só de São Caetano, mas de todo o ABC”, informa Cury.

dezembro 13

COM MAIS DE 110 OBRAS, PRÓ-MEMÓRIA INAUGURA SÉTIMA EDIÇÃO DO VITRINE

  • segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Artistas em início de carreira e os já consagrados encontram oportunidade semelhante de exporem seus trabalhos na 7ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula), que abre as portas no próximo sábado (18/12), às 10h.

Iniciada em 2003 e com periodicidade bienal, Vitrine já apresentou trabalhos de centenas de artistas locais. Este ano, após o adiamento da realização da edição em 2020 devido à pandemia da Covid-19, a mostra retorna com 111 obras de 62 artistas residentes, nascidos ou que trabalham na cidade, maiores de 16 anos.

O evento tem o objetivo de fomentar e divulgar a produção artística contemporânea do município, bem como valorizar seus artistas e integrá-los à cena cultural da região, além de provocar discussão em torno do que está sendo exposto. Todos os itens são inéditos e produzidos a partir de 2018. Cada artista pôde inscrever até três obras. É possível encontrar produções com temas e materiais tradicionais e deparar-se com inusitados fazeres contemporâneos.

 A 7ª Vitrine de Arte pode ser visitada até 25 de fevereiro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

dezembro 08

PRINCIPAL ENDEREÇO DE SÃO CAETANO, AVENIDA GOIÁS É TEMA DE RAÍZES 64

  • quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Um dos ícones mais famosos de São Caetano do Sul e seu principal endereço, a Avenida Goiás é tema da nova edição da Revista Raízes que será lançada pela Fundação Pró-Memória na próxima terça-feira (14/12) às 19h30 no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111, Bairro Santa Paula).

O artigo retrata toda a história do local desde o início do século XX com ênfase no período de sua duplicação entre 1974 e 1976 com todo o contexto político e social da época e traz curiosidades como as mudanças de nomes e as características deste que é o mais conhecido de nossos endereços e que completa em 2021 45 anos de seu traçado atual.

“Falar em Raízes é rememorar histórias de vidas, de lutas, de sonhos, de tristezas e de alegrias. É lembrar o nosso passado, nossas ruas, nossa paisagem, nossas pessoas. É o fortalecimento da identidade do povo de São Caetano”, disse o presidente da Pró-Memória Charly Farid Cury.

Raízes 64 conta também com diversos artigos e seções que exaltam a memória e a história de pessoas, fatos e instituições, como por exemplo, os 85 anos de existência da EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza, a vida da atleta Delenice Aparecida Fonseca Oliveira e o resgate histórico sobre o Clube Esportivo Caça e Pesca de São Caetano.

 

A distribuição da revista será gratuita no dia do evento e, a partir do dia 15 de dezembro, ocorrerá na sede da Fundação Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, nº 255 – Bairro Santa Paula), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos demais espaços expositivos da instituição (Espaço do Forno, Pinacoteca Municipal, Casa de Vidro, Salão Expositivo Chico Mendes e Museu Histórico Municipal) em seus respectivos horários de funcionamento. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

 

Vacinação

O evento de lançamento será aberto ao público seguindo todos os protocolos sanitários de combate a pandemia o que inclui o uso de máscaras e a obrigatoriedade da apresentação de comprovante  de vacinação (modelo físico ou digital) contra a Covid-19.

dezembro 07

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA E COMUNIDADE BAHÁ'Í APRESENTAM NOVA EXPOSIÇÃO

  • terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Dando prosseguimento a sua missão de preservar, divulgar e promover ações culturais, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e a Comunidade Bahá’í da cidade apresentam a partir da próxima sexta-feira (10/12), às 16h, no Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico (localizado na Praça do Professor, ao lado do Teatro Santos Dumont) a exposição ABDU’L-BAHÁ, um exemplo para a humanidade.

A mostra, composta por 43 painéis fotográficos, é uma realização da Comunidade Bahá’í de São Caetano do Sul por ocasião das atividades que marcam, no Brasil e no mundo, o centenário da morte de Abdu'l-Bahá, líder e fundador da Fé Bahá’í. Sua vida foi marcada pela defesa incansável da justiça social e da paz e unidade entre os homens.

ABDU’L-BAHÁ, um exemplo para a humanidade fica em cartaz até 6 de março de 2022 com visitação livre e gratuita. O horário de funcionamento do Espaço Cultural Casa de Vidro é de segunda a sexta das 8h às 17h.

dezembro 06

NOVA EXPOSIÇÃO DA PRÓ-MEMÓRIA RETRATA AS RUAS DE SÃO CAETANO

  • segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Cada uma das centenas de ruas de São Caetano do Sul conta com uma história que originou o seu nome. São diversos tipos de homenagens como os nomes dos Estados que compõem o Brasil (Goiás, Maranhão, São Paulo, Alagoas, etc), imigrantes italianos (Arthur Garbelotto, Giovani Thomé, etc), figuras ilustres da sociedade local (José Paolone, Guido Aliberti, etc), personalidades históricas (Presidente Kennedy, Tiradentes, etc), nomes simples (Lourdes, Sílvia, etc) e até pedras e metais preciosos (Safira, Diamantes, etc).

Esse mosaico de informações, contextos e tributos é o tema de Pelas Ruas de São Caetano do Sul a nova exposição virtual da Fundação Pró-Memória disponível no site da instituição (www.fpm.org.br).

Composta por fotos provenientes de nosso Centro de Documentação Histórica, a mostra traz um recorte de diversas ruas da cidade entre as décadas de 1940 e 1980 com textos informativos sobre a origem do nome e a história do local.

dezembro 01

PRÓ-MEMÓRIA PROMOVE SEMANA DE OFICINAS NO ESPAÇO CULTURAL CASA DE VIDRO

  • quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Dezembro já começa agitado na Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. De 7 a 11 de dezembro, o Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico promove das 10h às 13h de forma livre e gratuita a Semana de Muitas Artes.

A cada dia, um artista apresentará e realizará oficina com demonstração e explicação de artes variadas. Os interessados terão à disposição todo o material necessário para a participação no evento e colocar a “mão na massa”.  Os cursos terão vagas limitadas e não é necessária inscrição prévia.

O Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico está localizado na Praça do Professor (altura da Avenida Goiás, 1111, Bairro Santa Paula). Confira abaixo a programação da atividade.


07/12 – 3ª Feira - Monotipia – Bruna Marassato

08/12 – 4º Feira -  Papel Artesanal – Fabrício Urbaneja

09/12 – 5ª Feira - Cerâmica de Rolinho – Ilda Tinte

10/12 – 6ª Feira - Cerâmica no Torno – Yuri Tabosa

11/12 – Sábado - Cologravura – Tatá Anastácio

novembro 18

EM INICIATIVA PIONEIRA, PRÓ-MEMÓRIA REALIZA PARCERIA COM EMPRESAS PARA MELHORIAS NA PRAÇA DO PROFESSOR

  • quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Situada no principal endereço de São Caetano do Sul, a Avenida Goiás, a Praça do Professor chega em 2021 aos 65 anos de existência sendo um polo de memória, artes e cultura. Afinal é nela que estão localizados, entre outros, espaços como o Teatro Santos Dumont, a Pinacoteca Municipal, o Espaço Cultural Casa de Vidro e, claro, a sede da Fundação Pró-Memória.

 Cumprindo sua missão de preservar e salvaguardar a memória e a história da cidade, a FPM idealizou e realiza o projeto Cuidar de Nossa Praça. Em parceria com seis empresas e comércios das redondezas (Vivano Steak, Old Man Sandwich Shop, Mirasoft Tecnologia, Ápice Artes Gráficas, Colégio Singular e Oca Restaurante), a instituição supervisiona a conservação e revitalização dos canteiros do local.

“A Praça do Professor é um lugar que contempla grande área educativa e cultural do município e visando a manutenção de seu valor histórico aliado à qualidade de vida, bem-estar e lazer que são funções sociais que prezamos decidimos lançar essa ação que conta com nosso apoio técnico, mas sem custos para a Pró-Memória ou outro ente público”, disse o presidente da instituição Charly Farid Cury.

“Cada um dos seis parceiros é responsável por um canteiro da praça e arca com os custos de manutenção, contratação de equipe de jardinagem e plantio. Os layouts foram apresentados e aprovados pela Pró-Memória”, afirmou a assessora de relações institucionais e responsável pelo projeto Heloísa Canga.


História

O decreto municipal nº 241 de 15/10/1956 assinado pelo prefeito Anacleto Campanella nomeou como Jardim do Professor o local na confluência das Avenidas Goiás, Dr. Augusto de Toledo e Ruas Antônio Bento e Américo Brasiliense.

Posteriormente rebatizada como Praça do Professor, a área passou por modificações e adequações acompanhando as mudanças e o progresso da região ao longo do tempo, mas sempre mantendo sua essência de ponto de encontro e de conhecimento.

novembro 09

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DOS 30 ANOS DA PRÓ-MEMÓRIA CHEGA AO CISE BENEDICTO DJALMA CASTRO

  • terça-feira, 9 de novembro de 2021

Após passagem por diversos locais públicos da cidade chegou a vez do Bairro Prosperidade conhecer a exposição itinerante Fundação Pró-Memória, uma trajetória de 30 anos em São Caetano do Sul.

Localizada durante o mês de novembro no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade) Benedicto Djalma de Castro (Rua Garça, 323), a mostra reúne dezenas de fotos e painéis contando as três décadas de história da instituição.

A atividade tem entrada, livre e gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta das 07h às 17h. O local segue todos os protocolos sanitários de combate à pandemia da Covid-19 como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Criada pela Lei Municipal nº 3147 em 12 de junho de 1991, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul chega aos 30 anos consolidada como referência em acervo, memória, preservação histórica e cultural da região e do Estado de São Paulo.

novembro 08

PRÓ-MEMÓRIA LANÇA LIVROS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SÃO CAETANO

  • segunda-feira, 8 de novembro de 2021

São Caetano do Sul é considerada cidade modelo em políticas públicas nas mais diversas áreas e na Educação não poderia ser diferente. Celebrando a história e a excelência reconhecida em âmbito estadual e nacional, a Fundação Pró-Memória realiza na próxima sexta-feira (12/11) às 09h no Cecape Dra. Zilda Arns (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação, localizado na Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona) o lançamento dos livros 70 anos de História da Educação em São Caetano do Sul: 1949-2019 e O Nome da Minha Escola.

Escrito pela professora Márcia Gallo, pelo historiador Rodrigo Marzano Munari e com a colaboração da professora Mariza Lima nas entrevistas, 70 anos retrata com foco na perspectiva histórica os períodos em que os administradores municipais puderam imprimir sua marca, sempre em benefício de crianças, jovens e adultos que buscaram os serviços educacionais públicos, desde os berçários, passando por toda a Educação Básica e Ensino Superior. Além disso, abrange também as instituições privadas importante opção para a população desde as primeiras décadas do século passado.

Desenvolvido após extensa pesquisa realizada pelos pesquisadores e historiadores da Pró-Memória, o livreto O Nome da Minha Escola tem como um de seus objetivos difundir e ser um verdadeiro guia abrangendo a história das escolas municipais de São Caetano e de seus patronos. Tornando-se assim, ferramenta importante na integração do aluno com a unidade escolar.

“Com essas duas obras, chegamos aos 30 livros publicados pela Fundação Pró-Memória por meio de seu projeto editorial. Além de enaltecer a nossa Educação que é parâmetro positivo e reconhecida nacionalmente, fortalecemos nossa missão de despertar nos cidadãos a consciência da valorização do patrimônio cultural e histórico de nossa cidade”, explica o presidente da instituição Charly Farid Cury.

novembro 03

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA REALIZA OFICINAS GRATUITAS DE AQUARELA

  • quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal promove nos próximos dias 5 e 19/11 oficinas gratuitas de aquarelas. Ambas fazem parte das exposições Aguarelas e Aquarelas: uma conexão além do Atlântico e Dos Momentos e das Alegria em cartaz no local.

Intitulada Aquarela Criativa, a primeira atividade será ministrada pela artista Lilian Arbex, professora e diretora da Associação Brasileira de Aquarelas (ABA). Segundo ela, a ação será inspirada nos grandes mestres aquarelistas, com o uso além dos pincéis de alguns materiais diferentes para inspirar a criatividade. Esse será o mote desta oficina que será aberta para todos os públicos, tanto iniciantes quanto especialista.  

Já no dia 19/11, será realizada Água em Movimento ministrada pela artista Isabel Cardoso.  A oficina trará técnicas e dicas para a pintura da água em movimento. Haverá uma demonstração aos participantes de como representar a água em movimento, os limites da água em contato com outros materiais (vegetação, rochas etc). Ondas, espumas, águas na cachoeira serão pintadas sem uso da tinta branca.

Os dois cursos práticos serão realizados das 15h às 18h na Pinacoteca Municipal (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula) e podem ser realizados por qualquer pessoa acima de 14 anos com ou sem experiência e de forma gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: eventos@fpm.org.br.

Os interessados deverão informar nome, e-mail e telefone.