Skip to content

Notícias


agosto 09

PRÓ-MEMÓRIA LEVA EXPOSIÇÃO SOBRE O COMÉRCIO DA CIDADE PARA A CÂMARA MUNICIPAL

  • quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Homenageando esse importante setor da economia, a Fundação Pró-Memória promove a exposição Os Velhos Tempos do Comércio em São Caetano. A mostra apresenta um pequeno esboço do desenvolvimento do comércio local. Alguns dos estabelecimentos retratados, inclusive, continuam em plena atividade.

A referência feita a pontos comerciais que marcaram época permitirá ao público conhecer as características do comércio sul-são-caetanense e os hábitos de consumo presentes na cidade ao longo de diferentes períodos históricos.  A atividade contempla também imagens dos principais centros comerciais de São Caetano e de membros pioneiros da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul)

Os Velhos Tempos do Comércio em São Caetano está em cartaz até 24/8 no saguão da Câmara Municipal (Avenida Goiás, nº 600 – Bairro Santo Antônio) e tem visitação livre e gratuita. O horário é das 8h às 18h.

agosto 03

ESTUDANTES SÃO HOMENAGEADOS EM EXPOSIÇÃO VIRTUAL DA PRÓ-MEMÓRIA

  • sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Não importa a idade, o curso e nem a área do saber. Os estudantes são os protagonistas e homenageados da exposição virtual de agosto da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul em cartaz a partir desta quarta- feira (1/8) no site da instituição: www.fpm.org.br

A mostra Vida de Estudante retrata por meio das mais de 20 fotos provenientes do Centro de Documentação Histórica diferentes épocas, estilos e atividades envolvendo o setor estudantil sul-são-caetanense, como por exemplo, as primeiras turmas de alunos da cidade e a Passeata do Silêncio de 1961.
 
Com a exposição, a Pró-Memória celebra o Dia do Estudante, comemorado todo 11 de agosto há 191 anos. A data, criada pelo imperador D.Pedro I, marca a criação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país em 1827.

julho 25

RAÍZES CHEGA AOS 30 ANOS CELEBRANDO O CINQUENTENÁRIO DA USCS

  • quarta-feira, 25 de julho de 2018

Mais uma instituição cinquentenária de São Caetano do Sul ganha destaque na revista Raízes. A edição de número 57, que será lançada no próximo dia 31 de julho, tem como tema principal os 50 anos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que teve seu primeiro dia de aula em 1º de agosto de 1968. O evento de lançamento será realizado na Universidade, no auditório do prédio B do Campus Barcelona (Avenida Goiás, nº 3.400), a partir das 19h30.

Professores, funcionários, alunos e ex-alunos contribuíram para a organização de diversos artigos que traçam um panorama sobre a trajetória da universidade e como a instituição preserva sua história.  Destaque para os depoimentos de Oscar Garbelotto, diretor municipal de Educa¬ção e Cultura na época de funda¬ção da entidade, e de Moacyr Antonio Ferreira Rodri¬gues, diretor da universidade de 1989 a 1992. Os ex-alunos Álvaro Juvenal da Conceição Ferreira, Moacir Ricci e Vagner Barbato, integrantes das primeiras turmas, também relatam episódios de seus tempos de estudantes universitários.

A publicação segue com as seções Memória, História Oral, Esportes, Homenagem, Curiosidades, Artigos, Regionais, Poesias e Crônicas, além das colunas que destacam imagens antigas da cidade como Memória Fotográfica, Baú de Memórias e Raízes e Retratos.

Ano 30 – A edição 57 da revista Raízes marca o trigésimo ano da publicação, que teve seu primeiro número lançado em julho de 1989. Para celebrar seus 30 anos de existência, a revista ganhou páginas adicionais. Agora, em vez de 132 páginas, são 144. E assim, segue firmemente como ferramenta de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural do município, representan¬do, ainda, um incentivo à pesquisa da história de São Caetano e da região, sob diversos aspectos. 

A distribuição da revista será gratuita no dia do evento e, a partir do dia 1º de agosto, ocorrerá na sede da Fundação Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, nº 255 – Bairro Santa Paula), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no Museu Histórico Municipal (Rua Maximiliano Lorenzini, nº 122 – Bairro da Fundação), de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

julho 24

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA APRESENTA A EXPOSIÇÃO MUTAÇÕES

  • terça-feira, 24 de julho de 2018

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal apresenta a partir desta quinta-feira (26/7) a exposição Mutações. A atração faz parte do calendário de festejos pelo aniversário de 141 anos do município.

A mostra conta com o trabalho de nove artistas (Edilaine Brum, Álvaro Franklin, Gladys Maldaun, Yasushi Kojima, Leonor Décourt, Antonio Valentim Lino, Marcia Kikuchi, Nario Barbosa e Sheila Kracoshansky) com expressões e técnicas, que estimulam a reflexão subjetiva sobre a obra de arte, evidenciando como o contemporâneo rompe com alguns aspectos da arte acadêmica e moderna, colaborando para ajustar uma nova mentalidade. 

Um extenso leque de estilos, perspectivas e técnicas contemplam essa exposição, afinal, seguindo o conceito de Theodore Adorno (1903-1969), a grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa o espectador decidir sobre o seu significado.
Mutações tem visitação de 27/7 a 11/10 de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. Entrada livre e gratuita. A Pinacoteca fica na Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223 4780.

julho 18

ESPAÇO DO FORNO É REVITALIZADO E ENTREGUE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA COM NOVA EXPOSIÇÃO

  • quarta-feira, 18 de julho de 2018

Como parte das comemorações dos 141 anos da cidade, a partir da próxima sexta-feira (20/7) São Caetano do Sul ganha mais um centro cultural expositivo com a entrega da revitalização do Espaço do Forno a partir das 19h30.
Situado na praça de mesmo nome com acesso pela Rua Casemiro de Abreu, no Espaço Cerâmica, o local, administrado pela Fundação Pró-Memória, passou por revitalização com nova jardinagem e iluminação preservando as concepções originais devido ao seu valor histórico.

Marcando o acontecimento, o espaço recebe a exposição Cerâmica São Caetano: a história de um patrimônio da cidade retratando a história da indústria que foi um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social do município entre as décadas de 1920 e 1990 do século passado.
Localizada em um dos fornos intermitentes que compuseram o aparato de instalações da empresa, a mostra contempla a história desde aspectos de natureza estrutural e econômica até os de ordem sociocultural. 

Um minidocumentário complementa a atividade, com depoimentos de ex-funcionários, como José de Souza Martins, Urames Pires dos Santos, Valter Mariano e Paschoal Giardullo.

Entre as atrações da mostra estão registros históricos como a visita do presidente Getúlio Vargas ao local em 1941, fotos, anúncios publicitários e, claro, itens produzidos pela Cerâmica em seus anos de existência.
Cerâmica São Caetano: a história de um patrimônio da cidade tem visitação livre e gratuita e pode ser visitada até 29 de setembro. O horário de é de terça a sexta das 8h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4223 4780.

julho 10

PRÓ-MEMÓRIA APRESENTA NOVA EXPOSIÇÃO A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA

  • terça-feira, 10 de julho de 2018

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove a partir desta sexta-feira (13/7) às 19h30, no Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico (Praça do Professor, alt. da Avenida Goiás nº 1111 – Bairro Santa Paula), a exposição Vivências.
Contando com aproximadamente 20 obras dos artistas Fabrício Urbaneja, Henrique Camargo, João Alberto Tessarini e José Ignacio Mendes, a mostra, que é um projeto bienal inicializado em 2014, homenageia os frequentadores do Ateliê e celebra a existência desse espaço voltado para a educação do olhar, a criatividade e a liberdade de sonhar.

Aos artistas convidados, a partir do tema Anatomia de um urbanismo com cabeça, tronco e membros, foi proposta a criação a partir das técnicas disponibilizadas pelo Ateliê (desenho, xilogravura, papel artesanal) e da soma-reimpressão das matrizes de xilo gravadas pelas pessoas em suas vivências artísticas no local, do leigo ao profissional em arte, resultando em obras para reflexão e homenagem e registro da história. O corte a laser, utilizado em algumas intervenções, sinaliza o convite para a liberdade técnica dos frequentadores.

Com entrada gratuita e visitação livre, Vivências vai até o dia 28 de setembro. O Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223 4780.

julho 04

EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE JULHO DA PRÓ-MEMÓRIA CELEBRA SÃO CAETANO E SEUS BAIRROS

  • quarta-feira, 4 de julho de 2018

O morador da cidade já sabe: no dia 28 de julho, São Caetano do Sul faz aniversário. Serão 141 anos desde que 28 famílias de imigrantes italianos originários da província de Treviso, no Vêneto chegaram aqui. Os grupos familiares estabeleceram-se, inicialmente, no atual Bairro da Fundação, nos arredores da Igreja São Caetano, na época, ainda uma capela. Para celebrar a data, a Fundação Pró-Memória promove a exposição virtual São Caetano e seus Bairros disponível no site: www.fpm.org.br

Com o passar do tempo, a chegada de novos imigrantes, o aumento do número de integrantes das famílias aqui já instaladas, e o surgimento de estabelecimentos comerciais e indústrias, a área habitada se expandiu gradativamente. Os loteamentos surgiram em partes isoladas, formando pequenas vilas e, aos poucos, integraram-se em uma única mancha urbana. 

A mostra conta com fotos provenientes do acervo do Centro de Documentação Histórica da instituição, e reúne material abrangendo os 15 bairros da cidade. A divisão de São Caetano nessas áreas foi feita em 1968 por meio do decreto nº 3.064.

junho 28

PRÓ-MEMÓRIA LANÇA EXPOSIÇÃO E COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DO ATENDE FÁCIL

  • quinta-feira, 28 de junho de 2018

Celebrando a primeira década de existência do Atende Fácil, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove a partir desta sexta-feira (29/6) a exposição Atende Fácil 10 Anos.

A mostra retrata a história do equipamento público a partir de um retorno às origens do próprio município de São Caetano. Painéis com textos e fotografias focalizando a região central, onde o local oferece diversos serviços à população sul-são-caetanense e ao setor empresarial, nos convidam para esta incursão sobre alguns lugares e marcos históricos da cidade, da chegada dos imigrantes italianos à autonomia político-administrativa do município (1948), que completará seus 70 anos em outubro de 2018. 

A exposição comemorativa fica em cartaz até 1º. de setembro no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro) de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. A visitação é livre e gratuita.

Atende Fácil

Inaugurado em 29 de maio de 2008 pelo prefeito José Auricchio Júnior, o Atende Fácil é uma unidade avançada da Prefeitura de São Caetano do Sul que oferece acesso rápido a serviços municipais, estaduais e federais. O telefone para informações é 4227-7600. 

junho 13

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA APRESENTA EXPOSIÇÃO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

  • quarta-feira, 13 de junho de 2018

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul em parceria com a Escola Villare apresenta a partir desta terça-feira (12/6) no Parque do Forno a exposição Brinquedos e Brincadeiras.

Com base nos importantes conceitos de memória, história e cultura os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da escola realizaram um percurso de pesquisa e investigação sobre os brinquedos e brincadeiras da infância de seus pais para a montagem da mostra. Durante o processo de organização,os alunos realizaram pesquisas, consultaram diferentes fontes, selecionaram critérios para a escolha dos brinquedos e também visitaram a Pinacoteca Municipal. A exposição apresenta fotos e mais de 40 brinquedos artesanais e manufaturados pertencentes às famílias dos alunos.

Brinquedos e Brincadeiras tem visitação gratuita e aberta ao público de terça a sexta-feira, das 12h às 16h e aos sábados das 9h às 13h e terá duração até 13/7. O espaço está localizado na Praça do Forno do Espaço Cerâmica (acesso pela Rua Casemiro de Abreu), no Bairro Cerâmica. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

junho 05

PRÓ-MEMÓRIA HOMENAGEIA BANDAS E FANFARRAS COM EXPOSIÇÃO VIRTUAL

  • terça-feira, 5 de junho de 2018

Tradicionais e enraizadas entre as atrações culturais do município, as Bandas e Fanfarras são o tema da exposição virtual de junho da Fundação Pró-Memória disponível no site da instituição (www.fpm.org.br). Retratando diversos momentos históricos, Ao som das Bandas e Fanfarras traz em mais de 20 fotos recordações dos diversos conjuntos existentes na cidade.

Desde a promulgação da lei municipal nº 1.422, de 2 de dezembro de 1965, São Caetano do Sul conta com uma banda marcial oficial. A partir de então, esses organismos musicais espalharam-se pelas  escolas municipais, algumas como bandas marciais, outras como fanfarras.

A fanfarra é uma corporação com instrumentos de metais sem o recurso de pistos (válvulas nas cornetas que aumentam as possibilidades sonoras do grupo), chamados de instrumentos simples. Em geral, possui mais instrumentos de percussão e alguns de sopro. A banda marcial contém instrumentos da família dos metais, e utiliza os recursos dos pistos.

Todas as bandas, musicais, marciais e fanfarras, ao se apresentarem, são obrigadas, por lei, a terem o pavilhão cívico, composto pela bandeira nacional, do município, estandartes e guarda de honra.

A Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul promove o Programa Bandas e Fanfarras em parceria com a Secretaria de Educação, que tem, entre outras ações, adquirir novos instrumentos para as bandas. A cidade conta com seis bandas marciais, uma banda musical de marcha e 14 fanfarras.

As bandas e fanfarras participam de diversos certames em municípios do Estado de São Paulo, cabendo à Banda Marcial Yolanda Ascêncio, o título de Campeã Estadual de Bandas e Fanfarras, em 2012.