Skip to content

Encontro com a História

Encontro com a História – Em Casa

Nesses tempos de pandemia e de isolamento social, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul preparou um conteúdo especial para que os alunos dos 3º anos do ensino fundamental possam ter contato com a história do município de São Caetano do Sul e, com a orientação dos professores, desenvolver atividades lúdicas sobre o tema, que integra o currículo escolar desta fase.

O mais importante é que todos os materiais disponíveis podem ser utilizados em qualquer lugar pelas crianças. Já que nossa instituição está, temporariamente, sem receber os alunos para o projeto Encontro com a História, que contempla visitas monitoradas que apresentam a história de São Caetano, estamos disponibilizando diversas atividades on-line e levando o projeto até a casa de alunos e professores. Aproveite o conteúdo abaixo e divirta-se, estudando!!

- Vídeo sobre a história da cidade

Vídeo que a apresenta a história de São Caetano do Sul, com base no conteúdo que integra o projeto Encontro com a História.

https://www.youtube.com/watch?v=g7_TrHQT5R4


- Livro A História de São Caetano do Sul 

http://www.fpm.org.br/Download

- Jogo da História de São Caetano

Tabuleiro de jogo da história de São Caetano e pins dos personagens para impressão.

O Jogo da História de São Caetano consiste em atividade que, além de estimular noções de estratégia e raciocínio lógico, apresenta a história da cidade em caráter lúdico e divertido, onde os participantes incorporam personagens fictícios relacionados à história do município (índio, imigrante, autonomista, etc).

http://www.fpm.org.br/Download

- Cenários para impressão e produção de maquete

Cenários para impressão para realização de atividade de produção de maquete.

http://www.fpm.org.br/Download

- Personagens do livro para impressão

Os oito personagens (o estudante Cacá, o índio Itaussu, o bandeirante Capitão Machado, o beneditino Monge Gaspar, o escravo Kizua, a imigrante italiana Henriqueta, o migrante nordestino Zeferino e o autonomista Mario) disponíveis para impressão. As peças podem ser utilizadas na produção das maquetes.

http://www.fpm.org.br/Download

- Sugestões de atividades para professores e questionário 

Lista de atividades sugeridas pela Fundação Pró-Memória direcionada aos professores e questionário para avaliação.

http://www.fpm.org.br/Download

________

A presença da matéria de história da cidade na grade escolar do 3° ano do Ensino Fundamental criou um desafio para as escolas e seus professores, devido à carência de materiais didáticos e de referência sobre o tema. Muitos professores desconhecem a história regional e não sabem onde podem encontrar essas informações. Da mesma forma, hoje muitas famílias residem há pouco tempo em São Caetano do Sul, não possuindo essas referências em sua história familiar.

Assim sendo, a Fundação Pró-Memória criou este projeto a fim de, principalmente, enriquecer os conteúdos disponíveis para alunos e professores, dar suporte aos docentes para o desenvolvimento de suas atividades dentro e fora de sala de aula e ampliar o atendimento da instituição ao público escolar. Para isso, serão utilizados materiais dos acervos de Centro de Documentação Histórica e do Museu Histórico Municipal, como livros, jornais, mapas, documentos, objetos e fotografias. O projeto contempla ações como palestras e reuniões com professores, visitas a escolas, desenvolvimento de material didático e visitas monitoradas dos alunos nos espaços da Fundação Pró-Memória.