Skip to content

Centro de Documentação Histórica

Criado em 1993, o Centro de Documentação Histórica é responsável pela memória documental e iconográfica de São Caetano do Sul, garantindo a salvaguarda, preservação e divulgação deste patrimônio, além de servir como fonte permanente de pesquisa para estudantes, jornalistas, pesquisadores, memorialistas, historiadores e outros interessados na história da cidade e da região.

Tendo como principal preocupação o resgate e a preservação de fontes históricas que contenham informações para a compreensão da formação da cidade e do povo de São Caetano do Sul, o Centro de Documentação oferece um significativo acervo, formado a partir de doações da população. Nele estão contidos mapas, documentos, filmes e fotografias, além de uma biblioteca especializada em história regional, com cerca de dois mil títulos, entre livros, revistas, teses e coleções completas de jornais locais, como o São Caetano Jornal e o Jornal de São Caetano.

O acesso a este acervo é feito através de um banco de dados específico para centros de documentação, sendo possível atender com rapidez as demandas de pesquisadores e do público em geral.

O processo de informatização tem sido acompanhado por um programa de digitalização dos documentos e hoje há mais de 10 mil imagens, 330 filmes e 110 documentos sonoros disponíveis para consulta, garantindo a integridade dos documentos originais.

Além desse cuidado com a preservação do patrimônio sociocultural de São Caetano, o Centro de Documentação Histórica desenvolve projetos como o Baú de MemóriasLembranças da Cidade: memórias e histórias da gente de São Caetano do Sul e o Programa de Apoio a Pesquisa.

O acervo está aberto para pesquisas e consultas e a cada dia a Fundação Pró-Memória trabalha para aperfeiçoar e facilitar o acesso da população à sua história.