Skip to content

Museu Histórico Municipal

O Museu Histórico Municipal funciona no antigo Palacete De Nardi, no Bairro da Fundação, edifício construído no final do século 19 pela tradicional família De Nardi, que chegou à cidade em 28 de julho de 1877, na primeira leva de imigrantes italianos vindos da província de Treviso.

Criado em 1959, foi oficialmente inaugurado em 23 de julho de 1960 pelo então prefeito Oswaldo Samuel Massei, na esquina das ruas Baraldi e Rio Grande do Sul, e fechado com apenas um ano de existência. No dia 20 de agosto de 1977, foi reinaugurado no Bosque do Povo, durante as festividades do centenário de São Caetano. Foi apenas em dezembro de 1988 que ele passou a ocupar a atual edificação. A concepção do Museu foi idealizada pelo renomado professor e sociólogo José de Souza Martins, que, desde o início, defendeu a existência de um local que abrigasse parte da história de São Caetano do Sul.

Seu acervo conta com um significativo número de objetos históricos museológicos que resgatam o patrimônio material e imaterial do povo sul-são-caetanense e que revivem várias fases do desenvolvimento da cidade. São cerca de 5 mil peças, organizadas e armazenadas segundo padrões internacionais de museologia. Entre elas estão ferramentas de trabalho, utensílios domésticos, peças de vestuário, retratos dos pioneiros da colonização, peças sacras, móveis e objetos das olarias e cerâmicas de São Caetano.

Grande parte de seu acervo fica em exposição de longa duração aberta à visitação pública. O Museu Histórico Municipal está sempre junto à comunidade e abre espaço para realização de atividades em conjunto com as escolas e com o público em geral.